Genética Picture

English Chinese Spain French Italian Dutch Norwegian Swedish Portuguese Taiwanese

Rufismoo

Rufismo é um termo que significa a grande variação relativa da pigmentação marrom (brown) em gatos. A quantidade de rufismo decide se um gato marrom tabby (brown tabby) terá uma cor mais acastanhada ou uma cor mais acinzentada. Ele também decidirá se um gato vermelho será vermelho intenso ou laranja pálido. A variação entre esses dois extremos é contínua. Por isso, essa característica é provávelmente influênciada por outros genes (herhados polygenicamente), onde muitos genes adicionam um pequeno efeito positivo ou negativo.

Alguns consideram as marcas marrons (brown) vistas em gatos silver, também como uma graduação alta de rufismo, enquanto outros pensam que isso não é relacionado com o rufismo.

A quantidade de rufismo é frequentemente muito importante quando reproduzimos focando cores, como no caso dos Persas. Num gato marrom agouti (brown agouti) é melhor termos o máximo de rufismo possível. E num Abissínio de cor selvagem sem um grande grau de rufismoo não teria o aspecto tão impressionante. Em gatos vermelhos (red), para obter um vermelho intenso é preciso muito rufismo: quanto mais rufismo, mais quente e intensa é a cor. Um Persa tipo exposição silver tabby não deve ter qualquer mancha marrom. Se você reproduz gatos silver e acredita na teoria que o marron (brown) nos gatos silver são causados pelo rufismo, você vai querer o mínimo de rufismo possível. Mesmo outras cores são afetadas pelo rufismo, mas nenhuma delas tanto quanto as mencionadas acima.

Continuar...