Genética Picture

English Chinese Spain French Italian Dutch Norwegian Swedish Portuguese Taiwanese

Branco dominante

O gene que faz com que o gato seja puramente branco é dominante. Esta alela inibe o funcionamento normal da coloração célular, logo nenhuma cor é produzida. Um gato completamente branco carrega o os genes para vermelho/preto (red/black), agouti/não-agouti, diluidor/não-diluidor, etc. O gene para o branco é epistatico.

Gatos puramente brancos tem frequentemente um sinal colorido na cabeça quando nascem. Ele desaparece quando o gato desenvolve seu pêlo de adulto. Este sinal pode revelar qual a cor o gato tem por traz do branco.

Gatos brancos têm olhos amarelos, azuis ou um branco e outro azul (gato de olho impar/ odd-eyed). Não conhecemos como a cor dos olhos neste caso é herdada.

Gatos brancos são frequentemente surdos. Isto é devido a uma mudança degenerativa da cóclea no ouvido interno. A surdez é definitivamente mais comum em gatos brancos de olhos azuis do que nos de olhos amarelos, mas existem gatos bancos de olhos amarelhos que são surdos e gatos brancos de olhos azuis que tem audição normal. Gatos podem igualmente ser surdos em apenas um ouvido. Gatos com olho impar (um azul e outro amarelo) são frequentemente surdos de um ouvido e justamente aquele posicionado no mesmo lado do olho azul.

Denominação: W = branco (White)
             w = não branco (non-white)

Continuar...