Genética Picture

English Chinese Spain French Italian Dutch Norwegian Swedish Portuguese Taiwanese

Padrões

Um gato agouti pode ser blotched (ou clássico) tabby, mackerel tabby, spotted, ou ticked (Abissínio).

Um mackerel tabby é, como o nome sugere, um gato marcado com tiras verticais relativamente pequenas ao longo do corpo. Um clássico ou blotched tabby tem bandas mais largas e o padrão é mais marmorizado. Spotted significa que o gato tem manchas e um gato ticked tem uma faixa escura ao longo da sua coluna, que continua até o final da cauda enquanto que o resto do gato é agouti puro sem qualquer outra marca. Abissínios e Somali são exemplos de raças que apresentam ticking, e esse padrão é frequentemente chamado de Abissínio.

Os três padrões blotched tabby, mackerel e ticked, são o resultado de três diferentes alelas no mesmo locus. O gene para ticking é dominante sobre os outros dois, e o gene para mackerel é dominante sobre o gene classic tabby.

Denominatições: Ta = Aby pattern, ticked tabby
                T = mackerel tabby
                t (alt. tb ) = classic/blotched tabby

Não é conhecida a genética que faz um gato ser spotted. possível que seja um ou mais genes quebrando as bandas de um tabby ou as tiras do mackerel que então viram manchas. Geralmente consideramos que o gato spotted que possui o tabby na sua fundação terá as manchas mais bem formadas. Não é anormal que um gato desenvolva tiras e manchas, logo é complicado definir se um gato é mackerel ou spotted.

Novidade! Uma nova teoria sobre herança dso diferentes padrões tabby foi sugerida. Leia mais sobre isso aqui, no site do Dr. Lorimer's!


Continuar...